segunda-feira, 16 de maio de 2016

CHILE JANEIRO DE 2010

Em janeiro de 2010, fiz uma viagem de intercâmbio para estudar espanhol, por meio da agência EI, em Santiago no Chile. A viagem de duas semanas incluiu hospedagem em casa de estudantes e curso meio período. Foi uma experiência muito válida, pois, além de estudar espanhol e treinar com falantes nativos, conheci vários lugares na capital e na costa do Pacífico.



   

Morro de Santa Lucía: a subida é árdua, porém a vista é maravilhosa. Avista-se a Cordilheira dos Andes lá de cima.














O Zoológico de Santiago também é uma bonito passeio, na subida do Cerro San Cristóbal. Não costumo ir a zoológicos, pois não gosto de ver animais enjaulados, mesmo sabendo que recebem bom tratamento, boa comida etc. No entanto, fui ao de Santiago por ele ficar no subida do morro, com uma vista magnífica.

















Mais acima no morro, há o Santuário da Imaculada Conceição, considerado um dos principais templos da igreja católica do país. O ambiente irradia muita paz, há uma grande capela de pedra, em que são realizadas missas.







Casa de Pablo Neruda
Um realejo na cidade

O Correio Nacional


O museu nacional

No período em que estive lá, houve a inauguração do Museu dos Direitos Humanos, importante evento, por ser época de eleições para presidente no país. Caso o candidato de direita fosse eleito, havia o risco de a inauguração ser suspensa. No entanto, Sebastián Piñera venceu e o museu foi inaugurado. O museu conta a história da ditadura no Chile, mostrando as violações aos direitos humanos cometidas pelo governo entre 1973 e 1990.




















Fotos das vítimas da ditadura
A escola promove vários passeios para os alunos no contra-turno das aulas, o que favorece o aprendizado da língua. Em um desses passeios visitamos a Vinícola Colcha y Toro, conhecendo os campos de cultivo das uvas e a história da fabricação do vinho.







Em um final de semana, aproveitei para fazer um passeio até o litoral, visitando as cidades de Viña del Mar e Valparaíso, na costa do Pacífico.



Fiquei hospedada no hotel Albamar. Ótimo custo benefício pela localização na avenida principal e a uma quadra da praia.
http://www.hotelalbamar.cl/













 



Cassino















 Valparaíso, uma cidade portuária há alguns minutos de Viña del Mar - fui de ônibus de linha











 


 A emoção de ver o sol se pondo no Pacífico é indescritível!






 Pegando outro ônibus de linha fui até outra praia no arredores: Cón Cón














 A vida tem dessas coisas. Coincidentemente encontrei amigos no hotel em que fiquei hospedada em Viña del Mar. Marcos, Lime e Camila.


Uma das melhores lembranças que guardo do Chile é a comida.


Imprevistos podem ocorrer quando menos esperamos e é por isso que precisamos estar preparados para diversas situações que possam surgir. Justamente no passeio a Valparaíso, caí sem querer andando pelas ruas da cidade. No momento, achei que não tinha acontecido nada, mas à noite comecei a sentir dor nos dedos da mão e percebi que tinha machucado e precisaria de atendimento médico. No dia seguinte em que voltei a Santiago, imediatamente liguei para o número do seguro saúde que tinha contratado ao reservar a viagem. Fui prontamente atendida e encaminhada a um hospital local, onde tive toda a assistência necessária, consulta, imobilização da mão, remédios, tudo pago pelo seguro. Na época tinha pago pouco mais de 70 reais pelo seguro, o que fez toda a diferença no meu atendimento no exterior. Caso não o tivesse, teria que arcar com todas as despesas que passariam dos 5.000 reais.



O Chile me surpreendeu pela beleza e pela simpatia do povo. Pude conhecer a cultura e provar os diversos sabores da região. Vale a pena conhecer tanto a capital, como o litoral, na mesma viagem.

Nenhum comentário:

UM TEMPO SOZINHA

Apesar de não parecer, sou uma pessoa muito introvertida. Essa característica me faz alguém que tira a energia de forma diferente das pessoa...