segunda-feira, 16 de maio de 2016

DUBLIN, EDIMBURGO, LONDRES 2015/2016


A minha intenção era viajar pelo norte da Europa, ficando em cidades principais e de lá fazer bate e volta de um dia, conhecendo os lugares ao redor. Iniciei por Dublin, saindo do Brasil pela Air France em 26 de dezembro e chegando lá dia 27 de dezembro às 11h15 da manhã, hora local.



Uma dica muito válida é fotografar o painel dos voos no aeroporto, principalmente nos maiores, como o Charles de Gaulle. Há muitos números e letras e em meio a bagagem de mão e outros pertences, até achar o cartão de embarque, ter a foto à mão facilita a vida.



 Embalar a mala na ida e na volta de um voo longo é um dinheiro bem investido. A maioria dos aeroportos, tanto aqui no Brasil, como no exterior, tem esse serviço. Quando você adquire o serviço, ganha o seguro de bagagem, o que, mesmo não evitando 100%  furto ou dano, já dificulta possíveis atitudes mal intencionadas. Essa foto é da minha mala depois do voo Curitiba - São Paulo - Paris - Dublin. Chegou inteira!



Fiquei no Best Western Plus Academy Plaza Hotel. Ótima localização, em frente a uma das paradas do ônibus que liga o aeroporto ao centro da cidade (Airlink 747). Todos os hoteis da viagem reservei pelo site < hoteis.com>. A cada 10 diárias você recebe uma grátis ou acumula para futuras viagens.

Hotel em Dublin

Há muito o que se fazer em Dublin, a cidade é repleta de pontos turísticos, museus, parques e monumentos, no entanto, o simples fato de andar pelas ruas, apreciando as casas e construções já é um agradável passeio. Quando chego a uma cidade nova, sempre pego um ônibus de turismo"hop-on hop-off", para ter uma ideia geral dos lugares para visitar. Depois de dar uma volta inteira pelos pontos turísticos, decido em quais descerei, programando melhor os passeios.

Loja de onde o pai do Bono tirou a ideia para dar nome ao filho

Grafton Street - rua de comércio de marcas famosas
O'Connel Street e o monumento "The Spire"
Ponte Samuel Beckett
Trinity College

A biblioteca da Trinity College guarda o Livro de Kells, um manuscrito com motivos ornamentais, feito por monges celtas no ano 800 A.C.

Biblioteca da Trinity College



Saint Christ Church

Phoenix Park
St Stephen's Green' Park


Estátua de Oscar Wilde em Merrion Square

Saint Patrick's Cathedral

Castelo de Dublin







Cemitério de Dublin

Jardim Botânico

Molly Malone - personagem de uma música popular irlandesa
Estátua de James Joyce

Temple Bar


Museu Nacional
Museu dos Escritores

Memorial à Grande Fome do século XIX 

Córrego na cidade

Rio Liffey

Luminárias em uma rua de Dublin


 Mesmo para pessoas que não bebem cerveja, como eu, vale a pena visitar a fábrica da Guinness para conhecer a história e o processo de fabricação da bebida.












Vista do terraço-bar

No final do tour o visitante tem direito a um copo de Guinness ou outra bebida não alcoólica



Em Dublin, no centro da cidade há muitas agências de turismo que oferecem passeios para os lugares nas redondezas. Fiz passeios de um dia para as Montanhas Wicklow (das gravações do filme "PS eu te amo") e para Belfast (Irlanda do Norte).

Ponte onde Holly e Gerry se encontraram
Lago Guinness

Muro da Paz em Belfast

Dunluce Castle - gravações de Game of Thrones

Calçada do Gigante




Uma estação de trem em Dublin

O DART (Dublin Area Rapid Transit) é um trem que circula pela costa de Dublin. É possível usar o LEAP CARD (cartão-transporte) para utilizar o serviço, que liga os vilarejos de Malahide ou Howth até Greystones Co Wicklow.

Malahide












Bray

















Howth
























De Dublin peguei um voo para Edimburgo pela Ryanair, uma companhia aérea low cost, que só vale a pena se você estiver com pouca bagagem. O aeroporto de Edimburgo também tem um ônibus (Airlink 100) que vai até o centro. O ponto do ônibus fica bem em frente a um dos portões de saída, pegando o lado esquerdo e seguindo pelo corredor que cruza todos os portões até o stand 19. O ônibus para em vários pontos da cidade, sendo o ponto final no lado oposto a Waverly Station.



Waverly Station


Em Edimburgo fiquei no Ibis Edinburgh Centre Royal Mile. Ótima localização. Sempre que posso, reservo hotéis da rede, por conhecer e nunca ter tido problemas, pois sei o que irei encontrar. Essa cidade me surpreendeu em todos os sentidos e me arrependi de não ter reservado mais dias ali. Achei que o tempo seria mais do que suficiente, no entanto há muito para conhecer, tanto na cidade, como nas redondezas. Edimburgo é linda e o povo muito amistoso.
Saint Giles Cathedral

Fonte utilizada nas gravações de Harry Potter e a Câmara Secreta


Palácio de Hollywood







Chá da tarde no Palácio Hollywood
,


Hotel Balmoral


Carlton Hill

Vista do Carlton Hill

Vista do Carlton Hill





Old Town


The Hub

Parlamento

Castelo de Edimburgo


The monument

Catedral Saint Giles

Arthur's Seat

Castelo de Edimburgo





Castelo visto de Prince's Street


Café onde foi escrito o primeiro livro Harry Potter

Fiz dois dias de tour pela cidade com o ônibus hop-on hop-off e ainda um bate e volta a Glencoe, Highlands e Lago Ness.






De Edimburgo fui para Londres de trem, chegando à Estação San Pancras. Fui de metrô para o hotel Best Western Victoria Palace, muito conveniente por se situar próximo à estação de trem e de ônibus Victoria. Para me locomover pela cidade utilizei o cartão Oyster (passe semanal ônibus e metrô – 31,40 libras).

London Eye

Em Londres, aproveitei para conhecer os lugares em que nunca tinha estado, como Notting Hill, Candem Town, Emirates Cable Car, Greenwich, e fiz passeios de barco pelo Tâmisa. Claro que também visitei os pontos tradicionais, como o Big Ben, Westminster Abbey, London Eye etc.

Notting Hill


Palácio Kensington, onde viveo Príncipe William e família


Westminster iluminada 

National Gallery


Tardis da série Dr. Who

Museu Britânico

Rosetta Stone

Rio Tâmisa

Tower Bridge


Vista do alto do The Shard

Teleférico Emirates


Arena O2

Buckingham Palace



Westminster Abbey


Big Ben



Parlamento

Milenium Bridge

Passeio de barco pelo Tâmisa

Torre de Londres e Tower Bridge

The Shard

Ledenhall Market

Saint Paul's Cathedral



 Fiz bate e volta de 1 dia para Cambridge de ônibus, que peguei na Estação Victoria.



Também fiz um bate e volta para Bruges. Peguei o trem Eurostar na San Pancras e um trem regional em Bruxelas para lá.




 Realizei um sonho e fui assistir ao musical Phantom of Opera no Her Majesty Theater. Esse realmente foi um dos momentos mais emocionantes da viagem.




No dia 20 de janeiro retornei a Dublin, pela Ryanair, pois meu voo de volta para o Brasil saía de lá no dia 23. Aproveitei para pegar o DART, que é um trem que vai pela costa de Dublin e chega a vários vilarejos vizinhos. Nesse tempo fiquei hospedada no Ibis Red Cows, que apesar de ficar fora do centro da cidade, localiza-se próximo à estação Red Cow LUAS, onde se pode pegar um tram e chegar a vários pontos da cidade.

Essa realmente foi a viagem dos meus sonhos, pois aproveitei tudo que tive vontade. Economizei durante o ano todo para que esse sonho fosse realizado e não me arrependi de ter incluído três cidades magníficas no roteiro de quase um mês: DUBLIN, EDIMBURGO E LONDRES.


2 comentários:

Claudia disse...

Incrível ler sobre essa viagem. Ela é exatamente a que quero fazer em março 2022, se a Libra não me matar antes. Kkkk.
Só não colocarei Brugues porque fiz a Bélgica toda de carro em 2019. Luxemburgo, Bélgica, Holanda e Alemanha, tudo de carro, 4.500 km. Foi um sonho de lindo.
Queria saber quantos dias no total e qto você gastou em Libras para eu ter uma ideia. Eu vou ficar em torno de 20 dias nos meus planos pois ainda quero ir a Espanha visitar uma amiga.
Um abraço cara companheira de aventuras. Sempre viajo sozinha Tb e adoro pegar as estradas dirigindo, mesmo com 64anos .🥰🥰🥰🥰

Cristiane D Magnani disse...

Olá, Claudia! Que bom que você gostou do relato! Fiquei 24 dias no total. Sempre faço a média de 50 dinheiros por dia (dólar, euro, libra). Isso já com hotel pago com antecedência ou dividido no cartão. Uso hoteis.com e divido em 12x geralmente. Pesquiso passagens ao longo do ano e como vou sozinha, às vezes deixo para bem perto da viagem, pois sempre há desistências e lugares sobrando. E hoje depois da pandemia, não tenho mais segurança para reservar com tanta antecedência. Procuro as passagens no decolar.com e vou direto ao site da companhia para comprar. Se puder, siga o meu instagram @crissolotrips
Lá eu também descrevo minhas aventuras e compartilho experiências. Pode me chamar no direct, se tiver dúvidas. Obrigada pelo comentário. Beijus

UM TEMPO SOZINHA

Apesar de não parecer, sou uma pessoa muito introvertida. Essa característica me faz alguém que tira a energia de forma diferente das pessoa...