segunda-feira, 16 de maio de 2016

LONDRES, PARIS, BERLIM, BIELEFELD E COLÔNIA DEZEMBRO 2010 / JANEIRO 2011

A MELHOR MANEIRA DE CONHECER DIFERENTES CULTURAS 

Acredito que viajar é uma experiência inesquecível e imprescindível para as pessoas que estão sempre em busca de conhecimento. Com uma boa programação financeira podemos fazer um sonho virar realidade, pois esse investimento é algo que ninguém pode tirar de você.

“Quem tem boca vai a Roma”, e eu diria “quem tem conhecimento de inglês, fala com o mundo.” Em dezembro de 2010, fiz uma viagem à Europa e mesmo em uma cidade alemã de menos de 300 mil habitantes, onde imaginava que só se falasse alemão, fui surpreendida com as pessoas em cafés, mercados, estações de trem, lojas e restaurantes, respondendo às minhas solicitações em inglês e quebrando a imagem que eu tinha de que os alemães eram pessoas sisudas. Mesmo em Paris, com o meu francês “frágil”, me senti à vontade para usar o inglês, quebrando também a imagem equivocada que eu tinha dos franceses.

As fotos a seguir contam um pouco dessa viagem e dão uma ideia do quanto se pode aprender visitando diversas culturas.

Meu primeiro destino foi Londres. Cheguei na cidade em 26 de dezembro em meio a uma grave de metrô. Foi muito bom eu ter reservado um transfer com antecedência porque era difícil conseguir taxi, Reservei o hotel também com bastante antecedência em uma época em que o euro estava 2,40 reais. Tempos bons, sendo assim, 80 euros foi um bom custo benefício ao ficar no Novotel San Pancras, bem ao lado da estação de trem e metrô.






Estação San Pancras

Fui aos principais pontos turísticos da cidade. Já tinha ido a Londres uma vez no verão, então o inverno com a decoração de Natal foi uma experiência única.

Palácio de Buckingham

Green Park 
Lago congelado

Lixeira real para sujeira do cachorro

Táxi londrino

Abadia de Westminster 

London Eye

Parlamento

O famoso Fish & Chips


rua com decoração de Natal

Sherlock Holmes em Baker Street 

Museu de Cera Madame Tussaud





Big Ben, ao contrário do que muitos pensam, não é o famoso relógio do Parlamento Inglês, nem tão pouco a sua torre. É o nome do sino, que pesa 13 toneladas e que foi instalado no Palácio de Westminster durante a gestão de sir Benjamin Hall, ministro de Obras Públicas da Inglaterra, em 1859.  Por ser um sujeito alto e corpulento, Benjamim tinha o apelido de Big Ben.



De Londres fui para Paris no dia 29 de dezembro. Em Paris, fiquei no Ibis La Defénse. Apesar da localização um pouco longe do centro, o acesso ao metrô (linha 1) é muito fácil. A linha 1 passa pelos principais pontos turísticos da cidade. O hotel fica na estação Esplanade de La Defénse. 60 euros a diária.














Arco do Triunfo localizado na Praça Charles de Gaulle, uma das duas extremidades da avenida Champs Élysées. Uma emoção enorme tomou conta de mim a primeira vez que saí do metrô e me deparei com o monumento. Foi o sonho se tornando realidade e a "ficha caindo": eu estava em Paris!



Champs Elisées



Restaurante francês 
Loja da Disney 

A chegada à Torre Eiffel também me fez sentir uma emoção tamanha que meus olhos não puderam segurar as lágrimas pelo sonho realizado. A neblina tomava conta do dia, mas ela estava lá, imponente como sempre.








Uma rua em Paris

Museu D'Orsay

Jardim Tuleries


 O Museu do Louvre fica no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, encontra-se na linha central dos Champs Élysées e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico).




Ópera de Paris



Galerias Lafayette

Um gato de uma moradora de rua








De Paris, peguei um avião para o próximo destino: Dusseldorf, na Alemanha, para de lá pegar um trem até Bielefeld. A cidade é famosa por ser sede de uma das maiores empresas no ramo alimentício: a Dr. Oetker e pela Instituição Bethel, que é reconhecida mundialmente no tratamento de deficientes, pessoas com transtorno, além do tratamento de outras doenças. Fiquei na casa onde minha irmã Giovana morava com o meu cunhado Leonardo e sobrinho Mateus, na época com 3 anos. Foi muito bom revê-los após quase um ano e passar dias inesquecíveis na casa deles, conhecendo a cidade. A casa fazia parte do Campus da Universidade de Bielefeld. Pela primeira vez na vida eu estava vendo neve de verdade. Outra emoção indescritível. Sim, eu pus a língua para saber o gosto. rsrs.
Havíamos nos encontrado em Londres anteriormente, passamos o Ano Novo na casa da prima do meu cunhado, Letícia, em Paris. Foi uma experiência incrível, uma noite inesquecível com pessoas muito queridas.






















Em um final de semana em que estava lá, aproveitei para conhecer Berlim, que fica há duas horas de trem. Cheguei em Berlim em um sábado de manhã, com muita neve caindo. Primeiro tive aquela sensação "o que estou fazendo aqui?", pois não se enxergava nada um palmo à frente do rosto. Aos poucos fui me acostumando a andar na neve e pude conhecer alguns pontos magníficos da cidade. Fiquei no Ibis Mitte, muito conveniente.







Achando que iria entender alguma coisas em alemão

O que é que eu estou fazendo aqui?

Estação Central de Berlim








Portão de Brandemburgo

Famoso hotel onde Michael Jackson apareceu com o filho para fora da janela
 
Museu Madame Tussaud















Pedaço do que sobrou do Muro de Berlim


Topografia do Terror - museu que conta a história do Holocausto
























Hotel Ibis Mitte


























 Berliner Dom é um templo barroco localizado na cidade alemã de Berlim, na ilha no rio Spree.  Construído em estilo barroco, com influências renascentistas italianas de 1894 a 1905. Durante a II Guerra Mundial foi atingido por uma bomba e sua reconstrução foi iniciada em 1975 e concluída em 1993, quando foi reaberto. Dentro do Berliner Dom, você pode ver o belo órgão de Wilhelm Sauer. Além disso, você encontrará um magnífico túmulo sarcófago do Rei Friedrich I e de sua mulher Sophie Charlotte.





















Experimentando chapéus nas Galerias Lafayette 




























Voltei para Bielefeld domingo à noite.

Outra cidade interessante que conheci nessa viagem foi Colônia na Alemanha - O próprio nome da cidade é testemunho de seu passado romano. Além do legado dos tempos romanos, da idade média, e principalmente da catedral mais famosa do mundo, Colônia possui um cenário cultural e artístico extremamente ativo. Juntamente com o centro para as atividades carnavalescas, a cidade é a “capital do joie de vivre (alegria de viver) do Reno”, além de ser um local extremamente atraente para a realização de feiras e convenções. Colônia é uma cidade amigável, aberta e descomplicada.







O Museu Romano-Germânico (Römisch-Germanische Museum ) apresenta a herança arqueológica de Colônia.




De Colônia, peguei um voo para Londres, de onde sairia meu voo de volta para o Brasil. Fiquei a noite no aeroporto, pois o meu avião sairia bem cedo. Reservei o Yotel, uma espécie de cabine/hotel dentro do aeroporto. Espaço pequeno que pode ser utilizado por hora ou diária.







Poderia dizer que realizei um sonho, viajando por esses países, porém, mais do que isso, tive a certeza da importância de se saber uma segunda língua, o que facilitou e muito a minha passagem por lugares magníficos e sei que pelo menos essa barreira, a da língua, podemos superar.

Nenhum comentário:

UM TEMPO SOZINHA

Apesar de não parecer, sou uma pessoa muito introvertida. Essa característica me faz alguém que tira a energia de forma diferente das pessoa...