quinta-feira, 2 de junho de 2016

COMO ECONOMIZAR PARA VIAJAR


Para a realização de qualquer sonho, é preciso foco. Pode ser uma casa, um carro, estudos, viagens, enfim para tudo o que se queira alcançar, há um preço a se pagar, o que exigirá muito esforço, privações e dedicação.

Eu gosto de viajar. Não sou rica, embora muitas pessoas ainda achem que viagem é coisa de rico. Apenas me programo e elenco algumas prioridades para poder realizar os meus sonhos. Às vezes, deixo de fazer algumas coisas, o que para outras pessoas não seria possível, e mantenho o foco nos meus objetivos.

Quando fiz minha primeira viagem ao exterior já era casada e trabalhava como professora de inglês havia 10 anos, ou seja foram anos focando no meu objetivo maior que era visitar um país de língua inglesa. Tinha outras prioridades antes disso, vim morar em Curitiba, casei em 1996, eu meu marido montamos o primeiro apartamento, compramos móveis e iniciamos nossa vida de casados, sem ostentação, porém queríamos o mínimo de conforto.

Em 2000, fiz um intercâmbio de um mês para professores, em Cambridge, Inglaterra. Foi o primeiro passo para o despertar da paixão por viajar. Nessa época eu nem tinha e-mail e tudo era mais difícil, desde a reserva da passagem até a compra do curso e outros detalhes da viagem.

Depois disso, vieram outras prioridades, dentre elas a compra do nosso apartamento em 2003, em um lugar mais central e com mais espaço para viver com conforto.  Sendo assim, apenas no ano de 2010 consegui fazer a minha segunda viagem ao exterior, dessa vez a um país de língua espanhola, o Chile, depois de ter terminado o curso de espanhol.

A partir de então, não pensava em outra coisa, senão juntar dinheiro para viajar. Não queria carro novo, casa maior, casa na praia, roupas, sapatos, joias ou móveis novos. Só queria conhecer o mundo.

Conheci lugares incríveis, alguns sonhados e outros nunca imaginados.

Como disse, tudo na vida é questão de prioridade. Mesmo quem tem filhos acha alguma maneira de economizar e realizar os sonhos, mas isso depende do que realmente é mais importante para você. Com a colaboração de todos é possível programar uma viagem, guardando um pouquinho por mês e deixando de lado alguns luxos para um objetivo em comum.

Eu encontrei a minha maneira de economizar para viajar. Abaixo eu listo algumas dicas de como fazer isso:

1. Não vou ao salão de beleza. Corto as pontas do meu cabelo em casa e apenas tiro a cutícula das unhas e uso base incolor. Fazendo as contas, dá para economizar de 100 a 200 reais por mês, o que no final do ano paga a reserva de um hotel simples, mas confortável e central.

2. Não tenho empregada, nem diarista, tenho móveis práticos, sem muitos objetos expostos, o que facilita na manutenção, mesmo tendo mais de uma gata em casa. Isso me faz economizar de 400 a 500 reais por mês. No final do ano dá para comprar ou a passagem ou hotel.

3. Uso transporte público, o que me faz economizar com gasolina, IPVA, seguro, estacionamento etc. No final das contas esse hábito me faz juntar um bom dinheiro para comprar dólar, euro, libra, e pagar alguns passeios.

Até aí minha viagem estaria paga, mas continuo economizando, pois penso no futuro e guardo um dinheiro na poupança, pensando na aposentadoria e em eventuais gastos inesperados, como saúde.

4. Meu celular é na medida certa para atender às minhas necessidades, tanto profissionais, como em viagens. Troco apenas quando não funciona mais ou não consigo mais baterias para o modelo.

5. Compro roupas, sapatos e acessórios apenas quando preciso. Prefiro investir em uma peça mais cara, mas que vou usar por mais tempo a comprar diversas peças em liquidação. Esse é um hábito que venho aprimorando a cada dia. Estou chegando perto de ser minimalista. Falta muito, mas eu chego lá.

6. Cosméticos e maquiagem eu compro apenas o que estou usando, sem exageros.

7. Coisas para casa evito comprar. Tenho o que preciso e uso e também invisto em produtos duradouros e de qualidade. Não preciso de mais de 2 jogos de cama para viver.

8. Só compro um livro tendo a certeza de que vou ler. E compro outro quando acabar o que adquiri anteriormente. Esse é o hábito mais difícil, na minha opinião.

9. Não tenho TV a cabo. Pago NETFLIX, em torno de 20 reais por mês.

10. Faço as três refeições principais em casa. Trabalho fora manhã e noite, o que facilita a logística do preparo. 

11. Nos finais de semana, prefiro receber amigos em casa e cozinhar ou pedir uma pizza a sair na noite. Uma boa comida e um bom vinho em boa companhia valem mais para mim do que qualquer balada em bares descolados. Ao menos essa é a minha opinião.

Cada um acha a sua maneira de economizar. Ninguém precisa deixar de fazer o que gosta ou deixar de se arrumar ou comprar o que tem vontade. O que listei acima são convenientes para mim, e não regras a serem seguidas à risca por todos.


5 comentários:

Unknown disse...

Cristiane voce esta certa em ser assim se temos objetivos temos que fazer o melhor para nós mesmos e sentir sempre bem
sou assim como voce não sei sua renda
mais depois que passei ser mais enxuta nas minha vida tudo esta muito melhor e vou realizar minha primeira vajem com meu esforço
um abraço

Cristiane D Magnani disse...

Bem isso Marcia. Acredito que dá pra se programar. Cada um acha a sua maneira de conter os gastos e juntar dinheiro. Obrigada pelo comentário. Bjus

Unknown disse...

O caminho é por ai, foco no que quer e acredita, conter os gastos e juntar dinheiro não significa deixar de viver é somente viver com qualidade não com quantidade bjs amei

Cristiane D Magnani disse...

Sim Lindaura. Basta ter foco e a gente consegue se programar para a realizaçoes dos nossos sonhos. Obrigada pelo comentário. Bjus

Cristiane D Magnani disse...

Sim Lindaura. Basta ter foco e a gente consegue se programar para a realizaçoes dos nossos sonhos. Obrigada pelo comentário. Bjus

UM TEMPO SOZINHA

Apesar de não parecer, sou uma pessoa muito introvertida. Essa característica me faz alguém que tira a energia de forma diferente das pessoa...