sábado, 17 de fevereiro de 2018

SUÍÇA, JANEIRO DE 2018 - PARTE I ZURIQUE: A MAIOR CIDADE DA SUÍÇA

Em 2 de janeiro de 2018 embarquei para mais um destino de sonho: Suíça. 


As bençãos da minha mãe de onde ela estiver

Hora de sonhar


Voei pela Gol de Curitiba a Guarulhos e, de lá, pela Lufthansa para Frankfurt, onde peguei o voo da Swiss Arline em direção ao destino final, Zurique.



Uma prévia das delícias que me esperavam

Meu sonho cada vez mais próximo da realidade


Zurique é a cidade mais populosa da Suíça, sendo assim, muitas pessoas acreditam que se trata da capital do país. 
Isso se deve ao fato de Zurique sediar grandes instituições financeiras e organizações internacionais. Ela é considerada uma das melhores cidades grandes para se viver no mundo, devido à qualidade de vida proporcionada por perspectivas de saúde, segurança, economia e educação.

Estação Central e Museu Nacional
Chegando ao aeroporto de Zurique, comprei um ticket de trem nas máquinas ao lado da esteira de bagagem e fui em direção à Estação Central. A cada 10 minutos um trem parte do aeroporto. Custou 6 francos suíços (valor bem parecido em dólar) o trecho de ida e em 12 minutos eu estava no centro da cidade.



Ultimamente tenho feito reserva em hotel próximo ao centro da cidade, pela questão de comodidade e segurança. Após uma viagem longa de avião, tudo o que se quer é chegar ao hotel para largar as coisas e descansar um pouco ou já ir conhecer um pouco da cidade. Fiquei hospedada no Bristol (Stampfenbachstrasse 34), a 5 minutos da Estação. Todas as minhas reservas foram feitas pelo site hoteis.com. Uso o aplicativo no celular e ganho desconto por isso, e também recebo diárias grátis a cada 10 hospedagens. 





 Gosto de visitar os mercados dos lugares para comprar os produtos locais e economizar em comida. Compro saladas, pratos prontos, iogurtes, bolachas, pães, sucos etc. Assim, ganho tempo e dinheiro durante os passeios pela cidade. 
Há vezes em que como em fast food e cafés, porém raramente vou a um restaurante. Escolho um bem típico ou realmente imperdível. 


Delícia suíça 
Estação Central


 
Sou fascinada por trens desde a infância

A rua da estação (Bahnhostrasse) convida para uma caminhada. As construções antigas encantam os olhos e, para quem gosta de fazer compras, há muitas lojas de grifes famosas e chocolates, além de cafés, restaurantes etc.









Outra caminhada que vale um passeio pode ser feita ao longo do rio Limmat. 






Lá estão as lindas igrejas da região:


St Peter Kirche


Fraumunster Kirche
Grossmünster (Catedral)


É possível subir ao topo de uma das torres da Catedral. Além de se observar a cidade, já dá para ter um gostinho dos Alpes ao longe.







Chegando ao píer, tem-se uma bela vista do lago de Zurique.








Ópera de Zurique
Na região aos arredores da estação ao longo do lago está a cidade velha de Zurique (Aldstadt). As ruas com áreas exclusivas para pedestres e construções antigas coloridas são verdadeiros cartões postais da cidade. 
Eu adoro andar pelas vitrines das lojas locais e observar os habitantes em suas rotinas diárias. Às vezes paro para um café ou chocolate quente e checo a localização no Google, respondo algumas mensagens de familiares e amigos e sigo em frente o meu passeio. Flanar sem pressa por um lugar novo, mesmo com tempo ruim, é o ponto principal das minhas viagens.









Lindenhof é uma praça no alto de uma colina com uma vista maravilhosa da cidade.










Um lugar muito interessante e pouco visitado é o Museu da Fifa. FIFA-Strasse, 20 (Tram 6, última parada: Zoo)






A montanha Uetliberg proporciona uma bela vista panorâmica da cidade e região. Para chegar lá, peguei o trem S10 na Estação Central de Zurique em direção ao topo da montanha. Os trens saem a cada 20 minutos e o bilhete custa 16 francos suíços. O dia estava nublado e uma névoa cobria a cidade, mas mesmo assim foi um belo passeio.


























Vento gelado





Zurique superou as minhas expectativas pelas construções, pelas pessoas, pelas possibilidades de passeios ao ar livre e por conservar o ar de cidade medieval. Comprei um passe de viagem (Swiss Travel Pass), o que me possibilitou viagens ilimitadas de trem, ônibus e barco e entradas em pontos turísticos. Falarei sobre esse passe em um post específico descrevendo os detalhes e facilidades. 
Para não ficar muito longa a postagem, resolvi dividir em partes essa viagem. Há muito o que mostrar e descrever, sendo assim, falarei sobre cada região separadamente.









2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns!! Que espetáculo!!! Obrigada pelas dicas.

Cristiane D Magnani disse...

Obrigada pelo carinho, Deise! Bjus

UM TEMPO SOZINHA

Apesar de não parecer, sou uma pessoa muito introvertida. Essa característica me faz alguém que tira a energia de forma diferente das pessoa...