domingo, 18 de fevereiro de 2018

SUÍÇA, JANEIRO DE 2018 PARTE II - LUCERNA E MONTE PILATUS

Gosto de escolher uma cidade-base e fazer bate-volta de 1 dia para as regiões nos arredores. Quando estive em Zurique, resolvi passar um dia em Lucerna e subir ao Monte Pilatus.

Como tinha comprado o Swiss Travel Pass (Passe de Viagem), poderia pegar o trem em qualquer horário. 
Procurei no Google os horários do trem, que saem a cada meia hora, e fui direto à estação pegar o trem de 9h04. Sim, os trens têm esses horários quebrados e saem exatamente na hora. Em 45 minutos cheguei à estação de Lucerna. 



Chegando à estação, fui ao centro de informações, situado na rua ao lado e procurei saber como chegar ao Monte Pilatus, que fica a 2106 m do nível do mar.

Há uma lenda que diz que o corpo de Pôncio Pilatos repousa em um lago no alto do Monte, o que fez o lugar amaldiçoado por muito tempo e impedido de ser visitado.

Para chegar à entrada da estação que leva ao alto do Monte, é preciso pegar um ônibus na frente da estação de Lucerna até Kriens. 


O trajeto de ônibus leva 5 minutos e logo na descida já é possível ver placas indicadoras para a estação Dragon Ride, um conjunto de teleféricos, com subidas em etapas, com vistas magníficas da região. A cada parada é preciso passar o ticket novamente.


Como fui em janeiro, essa era a única maneira de se chegar. Nos meses menos frios, é possível fazer o trajeto de funicular, o mais inclinado do mundo, aberto em 4 de junho de 1889 e eletrificado em 1937.



O trajeto até o alto do Monte é simplesmente uma atração à parte, pois é possível ver a cidade se afastando, as montanhas com neve se aproximando e o céu se abrindo no alto.









Na estação no alto do cume há um café com bebidas e comidas em um ambiente aconchegante com ar condicionado e banheiros e cadeiras confortáveis para apreciar a vista lá fora. Para os mais corajosos, como eu rsrs, dá para sair e tirar umas fotos no terraço em meio a neve e tomar sol nas espreguiçadeiras disponíveis. Há um hotel para quem preferir se hospedar no alto da montanha.







Ao voltar para Lucerna, um pouco após as 13h, decidi fazer um passeio de barco pelo lago. O passeio dura duas horas, com a possibilidade de parar em píeres, no entanto, decidi não sair do barco e admirar a paisagem. Há um restaurante dentro do barco, porém preferi levar um lanche e comer nas mesas disponíveis na área interna. 












 Depois do passeio de barco, decidi dar uma volta pela cidade. Como anoitece cedo nessa época do ano, as fotos estão um pouco escuras, mas, mesmo assim, é possível ter uma ideia da beleza de Lucerna. 

















Confesso que fiquei com um gostinho de "quero-mais" e senti vontade de voltar a Lucerna. Para conhecer todos os lugares interessantes, seria preciso ficar mais um dia, ao menos, na cidade. Espero voltar em outra oportunidade para caminhar com mais tempo. Mesmo assim, o bate-volta valeu a pena, pois pude ter a primeira visita aos Alpes Suíços e fiquei simplesmente maravilhada com a grandiosidade e beleza do Monte Pilatus.

Nenhum comentário:

UM TEMPO SOZINHA

Apesar de não parecer, sou uma pessoa muito introvertida. Essa característica me faz alguém que tira a energia de forma diferente das pessoa...