domingo, 25 de fevereiro de 2018

SUÍÇA. JANEIRO DE 2018 PARTE III CHUR, GLACIER EXPRESS E ZERMATT

Uma visita à Suíça não estaria completa sem um passeio pelos Alpes em trem panorâmico. São vários que cruzam o país, com rotas maravilhosas por diversos lugares. Os trens regulares já são uma bela atração, no entanto, há os especiais, com janelas que vão até o teto, para uma vista surpreendente das montanhas. Esses trens precisam ser reservados com antecedência, devido à grande procura de turistas.


Decidi viajar no Glacier Express, que vai de Saint Moritz a Zermatt. Preferi pegá-lo em Chur, a cidade mais antiga da Suíça, pois achei interessante conhecer o lugar. Escolha acertada!

Saí de Zurique pela manhã em direção a Chur em trem regular, para de lá pegar o trem que faria a rota panorâmica no outro dia. Mesmo tendo comprado o Swiss Travel Pass, precisei fazer a reserva do Glacier Express com antecedência na Estação de Zurique. É possível fazer pela Internet, mas resolvi ir até lá, pois estava nevando muito na região, sendo assim, fui tirar as minhas dúvidas com a atendente. Ela disse que não sabia ao certo se o trem realmente faria o trajeto, dependeria das condições do tempo. Esse ano as nevascas estão castigando as cidades, e muitas rodovias e ferrovias têm sido fechadas por precaução. Mesmo assim, decidi arriscar e fazer a reserva. Estava com hotéis pagos na região e, em último caso, trocaria o dia do embarque em Chur. Em um pouco mais de uma hora de viagem já estava em Chur. 


Fiquei encantada pela cidade. Logo na saída da estação de trem já é possível ter uma vista dos Alpes. Atravessei a rua e fui em direção ao Hotel Post, bem pertinho dali (Poststrasse 11). Ótimo custo benefício, quarto aconchegante e café da manhã delicioso incluso na reserva. Havia um pequeno Toblerone em cima do travesseiro, o que achei muito gentil.



Fiz o check-in, deixei as coisas no quarto e saí para conhecer a cidade, que era realmente um encanto. O dia estava maravilhoso, perfeito para andar pelas ruas da cidade velha. 































No final do dia, depois de andar muito pela cidade, resolvi voltar ao hotel para descansar, afinal pegaria o Glacier Express no outro dia em direção a Zermatt, cidade nos Alpes. Comprei iogurte, suco e alguns snacks e fiz um lanche depois do banho. Assisti um pouco de TV para saber as notícias da nevasca. Zermatt estava fechada, o que me preocupou um pouco. Não sabiam se o acesso abriria no dia seguinte. Pensei comigo: seja o que Deus quiser! Eu queria ir muito para lá, pois é onde fica a montanha Matterhorn, famosa por ter inspirado os criadores do Toblerone. 


Levantei no outro dia, tomei café da manhã, fiz check-in e fui à estação de trem.



Na estação, descobri que, além da cidade de Zermatt, a ferrovia também estava fechada, o que me impediria de embarcar no Glacier Express. Só me restou mudar a reserva para o outro dia, torcendo para que pudesse embarcar. Voltei para o hotel para ver a possibilidade de ficar mais uma noite na cidade. Se não houvesse quarto disponível, iria para outro, mas preferiria ficar naquele mesmo da noite anterior. Reservei pelo aplicativo hoteis.com na hora e fui para outro quarto. Perderia um dia de hotel pago em Zermatt, porém não haveria outro jeito. 

Decidi visitar outros pontos turísticos da cidade. Peguei um teleférico e subi à montanha Bambruesch, onde há uma estação de esqui e uma vista maravilhosa de Chur. 















À tarde fui a um lugar muito interessante e bizarro, ao mesmo tempo: O Bar Giger, do artista vencedor do Oscar de Efeitos Visuais pelo filme Alien (1979).





























Andei mais um pouco pela cidade e voltei ao hotel para me preparar para o outro dia, torcendo para que a ferrovia estivesse aberta, e assim eu embarcar no trem panorâmico em direção a Zermatt.

Fiz o check-out outra vez e fui à estação. Caso não houvesse a possibilidade de pegar o trem, eu iria a Interlaken, que já estava no meu roteiro depois de Zermatt. Apenas reservaria mais uma noite lá.

Felizmente pude pegar o trem às 11h26, no entanto Zermatt estava fechada ainda e não havia previsão de abertura. O trem iria apenas até Visp. Decidi que iria até onde o trem fosse e reservaria o hotel mais conveniente. Parte do sonho se realizaria, então agradeci a Deus pela oportunidade e curti a viagem.



















O Glacier Express é o trem turístico mais lento do mundo, passando por paisagens de tirar o fôlego. O trajeto de Chur a Zermatt levaria pouco mais de 6 horas. Fiquei feliz por ter realizado esse sonho e, mesmo se não conseguisse chegar a Zermatt, já estaria satisfeita.

Quando faltava uma hora mais ou menos para chegar a Visp, cidade onde pegaria um trem para Zermatt, foi anunciado que a cidade acabara de abrir. Todos que estavam no vagão bateram palmas aliviados. Zermatt acabara de ser aberta.

A situação por lá não era das melhores. A cidade ficou 3 dias fechada devido à nevasca. As pessoas estavam sendo retiradas de helicóptero e havia o risco de apagão. As notícias corriam o mundo todo e no Brasil amigos e parentes estavam preocupados comigo. Eu me comunicava o tempo todo com eles e os deixava a par de todos os meus trechos percorridos. Graças a Deus deu tudo certo. Fomos os primeiros a chegar a Zermatt depois da abertura da cidade. A estação estava um pouco tumultuada pelo trânsito de pessoas saindo. 

Deixei as coisas no hotel e fui andar pela cidade. Já anoitecia e estava tudo lindo e coberto de neve. Parecia imagens de filme, algo surpreendente e um pouco assustador.

































 No outro dia, acordei cedo e fui andar pela cidade. É proibido o trânsito de carros, exceto veículos utilitários e táxis elétricos. 

Havia neve por todo lado. Fiquei imaginando o sufoco que os turistas e moradores passaram os dias em que a cidade ficou fechada. Não era possível subir à estação dos Alpes, onde se tem uma vista incrível do Matterhorn, no entanto, estar ali naquele lugar já me bastava. Aproveitei para apreciar a paisagem dali mesmo.
































Fiquei muito contente por ter conseguido chegar a Zermatt. A atendente do hotel me ofereceu mais um dia de hospedagem, mas eu já tinha reservado e pago o hotel do próximo destino, Interlaken. 

Saí de Zermatt em direção a Interlaken com uma sensação muito boa de ter realizado mais um sonho. Viajar é saber lidar com imprevistos, mudar roteiros por força maior e seguir em frente. Ainda teria muito tempo para visitar outros lugares incríveis, assim, não me chateou a mudança de planos. Dois dias após sair de lá, a cidade fechou mais uma vez. Digo que foi aberta para eu visitar. Tive muita sorte de não ter tido maiores problemas. 





Nenhum comentário:

UM TEMPO SOZINHA

Apesar de não parecer, sou uma pessoa muito introvertida. Essa característica me faz alguém que tira a energia de forma diferente das pessoa...